Pages

sábado, 20 de julho de 2013

Marilyn Monroe – Sex Symbol e diva da cultura popular pop

“Mulheres comportadas, raramente fazem historia.” - Marilyn Monroe



Norma Jeane Mortenson. Conhece esse nome? Ele pertence a ninguém menos que Marilyn Monroe, nome artístico da loura. Norma Jeane nasceu em 1 de Junho de 1926 no Los Angeles Country Hospital, e ninguém podia imaginar que a pequena Norma Jean um dia se tornaria um grande ícone na cultura popular e seria considera sex symbol. Monroe passou parte de sua infância em lares adotivos.
Na década de 40, Marilyn iniciou sua carreira realizando seu primeiro trabalho como modelo e isso lhe abriu as portas para o cinema. A carreira de Monroe ia bem, mas sua vida pessoal passava por um momento difícil, o divórcio. Ela era casada com James Dougherty desde 1942. No ano de 1943, o mundo estava em plena Segunda Guerra Mundial e Dougherty se alistou na marinha, e Monroe temia que o amado não retornasse para casa. Em 1946 o casal se divorciou devido ao fato de Dougherty não aceitar a carreira de atriz da esposa. Esta se casou mais duas vezes após seu primeiro divórcio. Seu segundo casamento foi com Joe DiMaggio e o terceiro com Arthur Miller.
Além de seus três casamentos, Marilyn teve um caso com o então presidente dos Estados Unidos John Kennedy e posteriormente com seu irmão Robert Kennedy. O autor de uma de suas autobiografias, Marlon Brando, alegou também ter tido um relacionamento com a atriz.
Durante seus três casamentos, Monroe sofreu dois abortos e uma gravidez ectópica (gestação que ocorre fora da cavidade uterina, geralmente sofre interrupção entre 6 e 12 semanas).
A diva faleceu no dia 5 de Agosto de 1962, com 36 anos. Seu corpo foi encontrado em sua casa, em Los Angeles, Califórnia, e a possível causa da morte teria sido uma overdose acidental. Na autópsia, 8mg de hidrato de cloro e 4,5% miligramas de Nembutal foram encontrados em seu corpo, e o Dr. Thomas Noguchi disse que a causa da sua morte foi “envenenamento barbitúrico agudo”, resultante de um “provável suicídio”. Existem muitas teorias em relação a causa de sua morte e uma delas é a de que o presidente John Kennedy teria mandado assassinar Marilyn Monroe por cíumes do caso da atriz com seu irmão Robert Kennedy. Além disso, há relatos de que o presidente foi a última pessoa a falar com Marilyn.
Segue abaixo a listagem dos principais filmes e imagens de Marilyn, para conhecer mais a vida e trajetória da diva:

1948- Scudda Hoo! Scudda Hay!
Ladies of the Chorus
1949- Love Happy
1950- A Ticket to Tomahawk, Right Cross, The Fireball, The Asphalt Jungle, All About Eve.
1951- Home Town Story, As Young as You Feel, Love Nest, Let’s Make It Legal
1952- O. Henry’s Full House, Monkey Business, Clash by Night, We’re Not Married!, Don’t Brother to Knock
1953- Niagra, Gentlemen Prefer Blondes, How to Marry a Millionaire
1954- River os No Return, There’s No Business Like Show Business
1955- The Seven Year Itch
1956- Bus Stop
1957- The Prince and the Showgirl
1959- Some Like It Hot
1960- Let’s Make Love
1961- The Misfits
1963- Marilyn





Nenhum comentário:

Postar um comentário